quarta-feira, 30 de março de 2011

Os tigres indianos estão voltando




Censo mostra crescimento de população

O mais recente recenseamento de tigres na Índia mostra um aumento nos números do felinos cuja sobrevivência está ameaçada - embora ameaças a seus territórios possam reverter estes ganhos, diz o governo do país,  segundo a Msnbc.

O censo contou pelo menos 1706 tigres, cerca de 300 a mais que quatro anos atrás. O ministro indiano do ambiente, Jairam Ramesh, disse que o crescimento era uma boa notícia, mas advertiu sobre a complacência nos esforços de salvar o animal de extinção. "O aumento dos números é resultado de um esforço sustentado, mas o encolhimento do território deles é alarmente", ele declarou.

Especialistas ambientais que conduziram o censo disseram que os corredores dos tigres, usados por eles para se mover de uma reserva a outra, declinaram fortemente com a instalação de usinas de energia, mineração e a construção de estradas em seus habitats. Ramesh afirmou que a Índia tem de saber equilibrar as demandas de seu crescimento econômico e a conservação da vida selvagem.

O censo utilizou câmeras ocultas e exames de DNA para contar os felinos nos 17 estados indianos onde eles vivem. Ele incluiu 70 tigres na região da reserva de Sunderbans, no leste da Índia, que não haviam sido observados no censo anterior, em 2007. Sem contar esta reserva, o crescimento da população foi de 16%. O censo de  2007 contou 1411 tigres. Foram 3600 em 2002. Há um século, 100 mil tigres habitavam as florestas da Índia.

Foto: raghavendra / Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário